Trabalho de Sociologia
DISCIPLINA – SOCIOLOGIA
3° ANO – A
PROFESSOR (A) : GEMA GALGANI
TRABALHO AVALIATIVO – II UNIDADE
JOYCE CAVALCANTE DA SILVA
LILIANE GOMES DA SILVA
YANKA NASCIMENTO MENEZES
ARACAJU – SE , 28 DE MAIO
2014
JOYCE CAVALCANTE DA SILVA
LILIANE GOMES DA SILVA
YANKA NASCIMENTO MENEZES
TRABALHO AVALIATIVO – II UNIDADE
TEMA : A MARCHA DAS VADIAS
ARACAJU – SE , 28 DE MAIO
2014
INTRODUÇÃO
A Marcha das Vadias ou Marcha das Galdérias é um movimento que surgiu a partir de um protesto realizado no dia 3 de abril de 2011 em Toronto , no Canadá , e desde então se internacionalizou , sendo realizado em diversas partes do mundo . A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro teriam provocado a violência por seu comportamento. Por isso , marcham contra o machismo , contando sobre os seus próprios casos de estupro . As mulheres durante a marcha usam não só roupas cotidianas , mas também roupas consideradas provocantes , como blusinhas transparentes , lingerie , saias, salto alto ou apenas o sutiã .
Segundo dados da ONU , aproximadamente uma em cada cinco mulheres será vítima de estupro ou tentativa de estupro no decorrer da vida.
O número de assédios sexuais está ligado à cultura machista e patriarcal que promove o pensamento da mulher como alguém inferior – além de fomentar ideias como a não liberdade sexual ou a criminalização do aborto.
O movimento feminista tem o papel de desconstrução do comportamento sexista, com o objetivo de uma vivência mais igualitária.
Apesar de ter raízes no século XIX, o feminismo teve seu ápice nas décadas de 1960 e 70, e agora retorna com movimentos por todo o mundo, tendo a “Marcha das Vadias” como um deles.
“Se ser livre é ser vadia, então eu sou vadia” – uma fala impactante, e que carrega um grito por liberdade e