Influência da Igreja Catolica no surgimento do serviço social
Influência da Igreja Católica no surgimento do Serviço Social
A Igreja Católica criou as pastorais, que tem função profética, função litúrgica mas cuja função real diz respeito à promoção e orientação das comunidades, à organização da caridade e à animação cristã das realidades terrestres. Neste último aspecto, a ação da Igreja engloba campos da sociedade como a saúde, a juventude, a solidariedade social e a educação. .
A palavra “Pastoral” é a ação de Cristo Pastor. Ele disse de si mesmo: “Eu sou o Bom Pastor”. Como Cristo agiria nos dias de hoje, perante as mais diferentes situações de precariedade social? Neste sentido, procuramos criar diferentes ações de trabalhos pastorais para dar respostas ao anseio de Jesus em praticar a caridade transformadora. A Pastoral Social faz parte da Doutrina Social da Igreja. É a solicitude da Igreja Católica voltada especialmente para a condição socioeconômica da população. Hoje como ontem, ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, desemprego, enfim, às condições reais da existência humana, à qualidade de vida.
Resumindo, a dimensão sócio-transformadora da ação da igreja é constituída de quatro aspectos complementares e indissociáveis: sensibilidade para com os fracos e indefesos, solidariedade em frente a determinadas emergências, profetismo no combate à injustiça e espiritualidade libertadora. Diante destes aspectos a pastoral social traduz tais palavras em tarefas específicas, perante os diferentes campos de trabalho detalhado por cada uma das pastorais, a exemplo da Pastoral da Criança, da Saúde, Carcerária, da Pastoral Afro e outras.
Constatamos que os trabalhos das Pastorais Sociais são de grande importância, principalmente pelo Conhecimento das Comunidades empobrecidas, a visita domiciliar, o contato pessoal, o vínculo, a acolhida, a mística, a descoberta de lideranças nas próprias comunidades, desenvolvendo a