Influencia dos valores culturais na hora da compra
O campo do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer as suas necessidades e desejos. Portanto, entender o comportamento do consumidor é essencial para ter um marketing bem-sucedido. As empresas precisam entender seus clientes alvos e também assegurar que seus produtos são os que o cliente busca, e se os mesmos estão sendo ofertados de maneira correta.
Para De Mooji (1998, p. 2), “valores culturais são a raiz do comportamento do consumidor, sendo necessário o entendimento da influência da cultura pelos que pretendem ser bem-sucedidos no mercado global”.
Durante a etapa que antecede a compra, a fase pré-compra, a atitude do consumidor em relação ao produto ou serviço é construída ou modificada sob a influência de diversos aspectos, como os grupos culturais de referência, a família e os esforços de marketing.
Schwartz (1992) destaca que os valores culturais são as metas motivacionais desejáveis para a vida. São princípios ou crenças intrinsecamente ligados à emoção, almejados como ideais para uma cultura.
]
Os valores culturais são vistos como a personalidade de uma sociedade evidenciando e assimilando aprendizados, valores percepções e preferências de uma organização ou sociedade. Incluem-se grupos com seus modos de comportamento, e classe social, que são pessoas com valores, interesses e comportamentos similares. Sendo assim, o entendimento das várias culturas, de uma sociedade, ajuda os profissionais de marketing a prever a aceitação dos seus produtos/serviços pelo consumidor.
Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado, fazendo com que os profissionais de marketing tenham uma maior probabilidade de sucesso quando agradam os valores culturais dos grupos. Existem