Influencia da Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade.
Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial.
A industrialização trouxe muitos benefícios materiais, mas gerou também um grande número de problemas que ainda afligem o mundo moderno, como os danos ao meio ambiente. Além disso, a modernização tecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente.
Vamos aqui descartar a quais foram as influencias dessa grande revolução que ficou conhecida em duas partes.
INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor e sua posterior aplicação á produção, uma nova concepção de trabalho veio modificar a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Trata-se da Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado.
A Revolução Industrial pode ser dividida em dois períodos distintos: -1780 a 1860: 1° Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro. -1860 a 1914: 2° Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade.
A 1° Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases:
1° fase: a mecanização da indústria e agricultura, no final do século XVIII, com o aparecimento da máquina de fiar (1767), o descaroçador de algodão (1792), tear mecânico (1785).
2° fase: a aplicação da força motriz a indústria, com a invenção da máquina a vapor, iniciam-se as grandes transformações nas oficinas, que se convertem em fábricas, nos transportes, nas comunicações e na agricultura. Tear Mecânico
3° fase: o desenvolvimento do sistema fabril. O artesão e sua pequena oficina desapareceram para dar lugar ao operário e as fábricas, surgem novas industriais em detrimento da atividade rural.
Crianças