A INFLUENCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EVOLUÇÂO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Prof. Carla
Jean Carlos
A influência da Revolução Industrial
Porto Velho – RO
2°bim./2014
Jean Carlos
A revolução industrial é um grande marco na história da humanidade, seus atos afetaram todo o mundo. A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial. Revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A revolução semeou diversas inovações, mudando conceitos ultrapassados e tornando-se um embrião de suma importância, pode-se dizer que foi o ponta pé inicial para o capitalismo no mundo inteiro.
Vale ressaltar que tal revolução fora considerada em três fases onde a primeira (1750 à 1850) foi assinalada pela do tear mecânico e desenvolvimento da indústria têxtil, a máquina a vapor, melhoria no processo de exploração do carvão mineral com a utilização de máquinas, entre outros. A segunda fase é destacada de 1850 até cerca de 1945 e os principais fenômenos que marcaram foram: aperfeiçoamento na produção do aço, invenção do motor de combustão interna, emprego de metais como o alumínio e o magnésio, revolução nos transportes com a introdução das locomotivas e dos navios a óleo.
A terceira fase que é a que vai até os dias de hoje, caracteriza-se pelo surgimento de grandes complexos industriais e empresas multinacionais, desenvolvimento da indústria química e a eletrônica, dependência cada vez menor da mão de obra e muito mais tecnologias, entre outros.
Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados e permitiu uma