A influência da revolução industrial na administração
O início da Revolução Industrial pode ser associado ao advento da máquina à vapor. Essa nova tecnologia interferiu em todos os âmbitos da vida das pessoas na época. Pensar na Revolução Industrialsem pensar em mudanças, é inconcebível.
Este importanteprocesso histórico, que se iniciou na Inglaterra, pode ser divido em duas épocas ou períodos: Primeira Revolução industrial, de 1780 a 1860, também chamada de revolução do carvão e do ferro e Segunda Revolução Industrial, de 1860 a 1914,ou revolução do aço e da eletricidade.
A Revolução Industrial foi um processo rápido e profundo, de crescimento acelerado e exponencial.
Podemos subdividir a Primeira Revolução em quatro fases, de acordo com as mudanças causadas: na primeira fase, que ocorreu no final do século XVIII, a indústria e a agricultura foram mecanizadas. Foram criados, por exemplo, o tear hidráulico e mecânico e o descaroçador de algodão.A segunda fase foi responsável pela aplicação da força motriz à indústria, causando importantes avanços nas áreas fabris, nos transportes, nas comunicações e na agricultura.Na terceira fase, com o desenvolvimento das fábricas, estas tomaram o lugar das oficinas artesãs, causando o chamado êxodo rural.A quarta e última fase, foi responsável pelo desenvolvimento e aceleramento dos transportes e das comunicações. Foram introduzidos: a navegação a vapor, as estradas de ferro, o telégrafo elétrico e mais tarde, o telefone.
Com a chegada da Segunda Revolução Industrial, os processos ficaram ainda mais rápidos, e as mudanças, mais profundas. Quanto a esta fase, pode-se destacar:
O ferro foi substituído pelo aço como material básico; o vapor cedeu espaço à eletricidade e aos derivados de petróleo; o desenvolvimento da maquinaria automática e da especialização do trabalhador.
Assim como na Primeira, na Segunda Revolução Industrial, também ocorreram importantes transformações nos transportes e nas comunicações: as vias