A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO
A Revolução Industrial é coligada ao surgimento das máquinas a vapor, este invento mudou completamente todos os paradigmas daquela época. Este processo histórico foi iniciado na Inglaterra e pode ser dividido em dois períodos:
Primeira Revolução Industrial, de 1780 a 1860, também conhecida como “Revolução do carvão e do ferro”.
Segunda Revolução Industrial, de 1860 a 1914, chamada de “Revolução do aço e da eletricidade”.
Podemos subdividir a Primeira Revolução Industrial em quatro fases de acordo com as mudanças causadas:
Primeira fase: ocorreu no final do século XVIII onde a indústria e a agricultura foram mecanizadas, por exemplo, a criação do tear hidráulico e o descaroçador de algodão.
Segunda fase: foi a aplicação da força motriz a indústria, acarretando enormes avanços tanto nas áreas fabris, como no transporte, nas comunicações e na agricultura.
Terceira fase: o desenvolvimento das fábricas, que acabaram tomando o lugar das oficinas artesãs, causando o chamado êxodo rural.
Quarta fase: o desenvolvimento e melhoria dos meios de transportes e das comunicações, por exemplo, a navegação a vapor, as estradas de ferro.
Com a Segunda Revolução Industrial, os processos ficaram ainda mais rápidos e as mudanças mais intensas. Ocorreram o desenvolvimento da maquinaria automática e da especialização do trabalhado, o ferro foi substituído pelo aço como material básico, o vapor foi sendo substituído pela eletricidade e os derivados de petróleo. Ocorreram grandes mudanças nos transportes e nas comunicações, as vias férreas foram melhoradas e ampliadas, pois elas eram muito importantes para a indústria e o comércio. Em 1880 começaram a serem fabricados na Alemanha os automóveis por Daimler e Benz, Ford inicia a produção do Ford Modelo T e Santos Dumont faz suas primeiras experiências com avião.
Ocorreram grandes mudanças na forma organizacional capitalista, o capitalismo industrial tradicional foi