INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS, IGREJA CATÓLICA, ORGANIZAÇÃO MILITAR, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ECONOMISTAS E OS PIONEIROS EMPREENDEDORES NA ADMINISTRAÇÃO
2235 palavras
9 páginas
INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS, IGREJA CATÓLICA, ORGANIZAÇÃO MILITAR, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ECONOMISTAS E OS PIONEIROS EMPREENDEDORES NA ADMINISTRAÇÃOSUMÁRIO
1. Influência dos FILÓSOFOS na administração 1
2. Influência da IGREJA CATÓLICA na administração 1
3. Influência da ORGANIZAÇÃO MILITAR na administração 2
4. Influência da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL na administração 2
5. Influência dos ECONOMISTAS LIBERAIS na administração 4
6. Influência dos PIONEIROS EMPREENDEDORES na administração 5
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: 6
1. Influência dos FILÓSOFOS na administração
Vários Filósofos Gregos mostravam como exerciam influência na administração da época.
Platão (429 a.c 347 a.c): Foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates. Sua maior preocupação era os problemas políticos do povo grego, ele através de sua obra expõe sua opinião sobre a administração e os negócios públicos da época.
Aristóteles: Também filósofo grego, discípulo de Platão ele era um grande conhecedor da sua época, foi o criador da lógica. Estudou sobre a organização e distingue três formas de administração publica: Monarquia e Democracia.
Francis Bacon (1561 – 1626): Filósofo e Estadista inglês, foi considerado o fundador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo.
René Descartes (1596 – 1650): Foi um filósofo além de matemático e físico. Foi considerado o fundador a filosofia moderna, a administração de hoje usa vários métodos que ele descreve em seu livro.
Thomas Hobbes (1588 – 1679): Desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, no qual se trata do homem primitivo que vive em estado selvagem. O estado era o que impõe a organização da vida social.
Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778): Desenvolveu a teoria do contrato social. O estado surge de um acordo de vontades.
2. Influência da IGREJA CATÓLICA na administração
Durante séculos as instituições dos Estados eram responsáveis pelas normas administrativas e os princípios de organização