Resumo Dom Casmurro
No seminário Bentinho conhece um grande amigo, Ezequiel de Souza Escobar. Já em casa Capitu se aproxima de Dona Glória e sendo sua amiga, consegui aprovação de tal.
Bentinho conta a Escobar que não pode ser padre porque ama Capitu, e seu amigo revela que também não pode ser padre porque ama o comércio. Os dois encontram uma forma de Bentinho sair do seminário, já que Dona Glória havia prometido um padre, mas não especificadamente seu filho. Então enviam um órfão para o seminário e Bento se casa com Capitu, onde vai morar em São Paulo e faz bacharelado em direito.
Escobar vira comerciante e se casa com Sancha, uma grande amiga de Capitu. Logo seu amigo tem uma filha que é nomeada de Capitulina em homenagem a sua mulher, já após uns anos Capitu em um filho que é chamado de Ezequiel em homenagem a seu amigo.
Os casais passam a viver constantemente juntos, e Bento passa a ver semelhanças entre seu filho e Escobar, tinha a mania de imitar os outros e isso irritava e causava muitas dúvidas em Bento.
Certo dia Escobar morre afogado na praia, e Capitu reage de forma estranha confirmando ainda mais as suspeitas de Bento de que ela havia o traído. Ele decide se matar tomando uma xícara de café envenenada, porém seu filho entra no último e Bento pensa em matá-lo, mas desiste e lamenta dizendo que não é seu pai.
Bento ia se afastando cada dia mais da família, ele se sapara de Capitu e manda o filho para morar no exterior mais sua ex mulher, que ainda que poucas trocavam cartas. Após muitos anos todos se vão, Dona Glória, Justina, Cosme, José Dias e a sua querida Capitu. Ezequiel volta e tentar se relacionar com o pai, e por mais que ele talvez fosse filho de Escobar, a culpa não seria dele, porém Bento o rejeita novamente.
Cumprindo seu papel paterno, Bento paga as viagens de Ezequiel para vários lugares já que ele era apaixonado por arqueologia, mas infelizmente morre de febre tifóide em Jerusalém. Bento fica muito triste