Desenvolvimento sustentável
Pode-se conceituar o termo Desenvolvimento Sustentável como sendo o tipo de desenvolvimento capaz de “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Essa definição aponta a possibilidade das pessoas, agora e no futuro, atingirem um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso racional dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
O desenvolvimento sustentável é baseado em planejamento e na idéia de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representa uma forma de desenvolvimento econômico, na qual leva-se em conta os impactos sobre o meio ambiente, sugerindo qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
O conjunto de medidas e políticas que o compõem, incorporam preocupações e conceitos ambientais e sociais aos conceitos tradicionais de maior valor econômico, criando assim uma interligação entre os vários setores. Assim, o lucro não é avaliado exclusivamente na sua vertente financeira, mas igualmente nas vertentes ambiental e social, o que gera o uso mais correto das matérias primas e dos recursos humanos. Há ainda a gestão mais eficiente dos recursos naturais, ou energéticos, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, explorar estes recursos sem esgotá-los.
Figura 1 - Aos conceitos tradicionais são adicionados os parâmetros ambientais e socioeconômicos.
Para ilustrar as aplicações desse conceito pode-se citar por exemplo a exploração sustentável da madeira. Nessa atividade a extração da madeira é feita de forma a permitir a regeneração das florestas. Também pode-se citar a agricultura sustentável a qual é conduzida de forma a prover os alimentos às pessoas sem no entanto esgotar a capacidade de reposição de nutrientes do solo