Influencia Da Configura O Urbana E Impactos Ambientais Dos Meios De Transporte
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Programa Jovens Talentos
INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO URBANA E IMPACTOS AMBIENTAIS DOS MEIOS DE TRANSPORTE
Autor: Felipe Lopes Damasceno
Orientadora: Fabiana Serra de Arruda
Como toda ação humana de alteração do ambiente, os modos de transporte e sua infraestrutura geram impactos ambientais. Porém, é importante entender os fatores que geraram esses impactos e como eles ocorrem.
Sabe-se que a configuração urbana, ditada por interesses humanos, molda o movimento de pessoas e veículos nesses locais. Assim, de acordo com a atividade econômica, social e cultural de uma localidade, haverá a escolha do modo de locomoção dentro e entre essas zonas. Especificamente, o meio de transporte utilizado dependerá das distâncias a serem percorridas, do tempo ideal a ser despendido, das vias de acesso disponíveis e do custo e da qualidade deste deslocamento.
Nestes parâmetros de escolha, estão envolvidos o tamanho da área urbana, fluxo de pessoas e a infraestrutura de acesso, na qual se incluem vias, ciclovias, calçadas, etc.
Para os países europeus e os EUA, usa-se medidas como densidade demográfica para indicar os modos de transporte utilizados, pois verifica-se que quanto maior ela for, maior será a escolha por transportes coletivos e alternativos, como bicicletas e caminhadas dependendo da distância. Contudo, temos no Distrito Federal um quadro que distorce muito esse indicativo nesse paradigma. Têm-se a maior densidade demográfica do país e um sistema de transporte coletivo considerado, no mínimo, ineficiente pelos seus usuários.
Nesse caso, opta-se cada vez mais por transportes individuais como carros e motos, já que bicicletas e caminhadas são praticamente inviáveis por conta das distâncias e falta de infraestrutura adequada. Pode-se observar esse aumento nas estatísticas da frota de veículos dos últimos 15 anos no seguinte gráfico:
Gráfico 1 – Número de veículos x