infertilidade - mitos e verdades
Alimentos saudáveis contribuem para manter a fertilidade. VERDADE: segundo Arnaldo Cambiaghi, do IPGO, a chamada "dieta mediterrânea", com consumo de alto nível de ómega 3, presente em peixes de água fria como salmão e sardinha, nozes e ervilhas, por exemplo, favorece o sistema de reprodução. Por outro lado, estudos apontam que homens que consomem grande quantidade de carne e de leite apresentam perda de fertilidade, por causa do alto nível de hormônios destes alimentos, alerta Cambiaghi. Evitar alimentos gordurosos também é recomendado.
Sémen congelado tem "prazo de validade". MITO: assim como os óvulos, o sémen congelado pode permanecer neste estado por anos. Não há prazo limite para que seja utilizado, frisa Arnaldo Cambiaghi.
Uso prolongado de pílula anticoncepcional reduz chances de engravidar. MITO: actualmente, as pílulas anticoncepcionais têm baixa quantidade de hormônios. Em geral, depois de interromper o seu uso por três ou quatro meses, as mulheres retomam sua capacidade normal de engravidar. "O que pode ocorrer, eventualmente, é a hipófise, glândula que controla os ciclos ovulatórios, demorar um pouco mais para retomar estes ciclos", comenta Mario Cavagna, médico do Hospital Pérola Byington. "Aliás, a pílula pode até contribuir com a fertilidade, ao prevenir a