infantil Educação
Neste texto é abordada a importância dos jogos para a educação infantil, pois é através deste mecanismo que a criança pode aprimorar suas habilidades manuais e motoras. Os jogos são uma forma lúdica e considerada como parte de um processo de ensino que desenvolve aspectos sociais, culturais e cognitivas no espaço escolar.
Os jogos não devem ser vistos de maneira negativa, como se fosse desnecessário. Mas sim como algo positivo, pois o lúdico é um elemento importante para o desenvolvimento infantil. Friedmann, (1996) afirma que “o jogo é a atividade essencial das crianças e seria interessante que contribuísse um dos enfoques básicos para o desenvolvimento dos programas pré-escolares.”
2 DESENVOLVIMENTO
Para esta produção textual utilizou-se diversas fontes bibliográficas, como: as sugestões de leitura e artigos sobre o assunto proposto.
A metodologia entre profissionais da Educação Infantil é voltada para crianças de 4 a 6 anos de idade pretende uma busca de conhecimentos de forma prazerosa e espontânea. A aplicação desta proposta educacional não pode ser um fenômeno isolado. Por esta razão, torna-se indispensável o conhecimento de como a criança adquire conhecimentos matemáticos.
O professor tem o papel à frente ao desenvolvimento infantil, cabendo-lhe proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de que os alunos possam fortalecer sua autoestima e desenvolver suas capacidades.
O professor precisa estar atento à idade e às capacidades de seus alunos para selecionar e deixar à disposição materiais adequados. O material escolar deve ser suficiente tanto quanto à quantidade e pelo interesse que despertam nas crianças. Lembrando sempre da importância de respeitar e propiciar elementos que favoreçam a criatividade das crianças. A sucata é um exemplo de material que preenche vários destes requisitos.
“Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor