Infanticídio
Rio Claro, 2013
FACULDADES CLARETIANAS DE RIO CLARO
CURSO DE DIREITO
Relações Étnico-Raciais
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Língua Portuguesa, no Curso de Direito, nas Faculdades Claretianas de Rio Claro. Profa. Eliene Aparecida dos Santos Delgado.
Rio Claro, 2013
1. Etnia x Raça.
Etnia é diferenciação de pessoas considerando as características de seu grupo social que as diferenciam dos demais grupos sociais. Para uma definição étnica deve ser considerada a língua, a bagagem cultural e a noção de que todos têm uma origem em comum. É uma comunidade humana que se junta pelas afinidades lingüísticas e culturais, onde há estrutura social, política e territorial.
Já raça é a diferenciação de um grupo de pessoas de acordo com suas características físicas, considerando suas condições e origem biológica. Em um sentido amplo, raças humanas são classificadas conforme a ordem social que representam, valorizando a cor da pele e a origem social. Classificação de ordem social, onde o que predomina é a cor e a classe social dos indivíduos.
A relação entre etnia e raça é a junção das duas, onde em muitos casos ocorrem harmonia, mas em outros o caos.
2. Preconceito.
O preconceito é a idealização prévia sobre determinado tema antes de conhecê-lo profundamente.
O preconceito nas relações étnico-raciais se dá quando determinada raça ou etnia enxerga em suas próprias características elementos que, supostamente, a tornam superior as demais. Trata-se de identificar falhas em outrem e julgar os demais por aquilo que têm de diferente ou desconhecido por aquele que julga.
“O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia”. O resultado desta discriminação são os conflitos raciais.
3. Conflitos Étnicos e raciais.
3.1 História.
As