Estudo geológico para a fundação da vila dos Atletas
Disciplina: Geologia
Mestre: Julia Righi
Turma: 2CIV3A (13.1)
Integrantes:
Realizado em: Junho/2013
Sumário
1. Introdução
Devido a eleição do Rio de Janeiro como cidade que sediará a Olimpíada de 2016, é necessário a construção de um local para hospedagem dos atletas durante os jogos olímpicos e paraolímpicos.
Como o cenário atual imobiliário da Barra da Tijuca encontra-se aquecido devido a disponibilidade de áreas, facilidade ao crédito imobiliário, a qualidade de vida do local e por outros motivos, foi escolhido este bairro para a construção da Vila dos Atletas.
Entretanto, a Barra da Tijuca apresenta um solo de pouca resistência, como por exemplo, mangues, necessitando assim um estudo mais elaborado do solo e de estratégias mais arrojadas para execução das fundações dos edifícios.
O estudo adequado do tipo de fundação de uma construção é essencial, pois esta transmite as cargas estruturais da edificação para o solo, garantindo a estabilidade do mesmo.
2. Objetivo
A finalidade deste trabalho é estudar qual é o tipo de fundação mais apropriada para a Vila dos Atletas no Rio de Janeiro em razão da estrutura do solo presente na região e o produto definido para o empreendimento.
3. Importância da Geologia na execução de grandes obras Todo projeto de Engenharia exige o conhecimento do solo onde será executado, isto é, suas características geológicas como, nível d’água, possíveis falhas e matacões que podem ocorrer no local do empreendimento, entre outras. Em obras de grande porte, o estudo geológico se torna ainda mais crítico, pois a interferência da obra no ambiente é muito maior: maiores deslocamentos de terra, maiores cargas transmitidas para o solo, possíveis rebaixamento de nível d’água, desvio de curso d’água, etc. Além disso, quanto maior o projeto, maior sua dependência das condições geológicas do local da obra, por