Indústria da celebridade
Indústria da celebridade
Teoria da Comunicação I
Fernanda Lopes Marinho
Guilherme Mangas
Curso: Jornalismo
Turma: CSJN1A
Professor: Igor Sacramento
Matricula: 11324272 / 11324032
A celebridade como mercadoria da indústria cultural
Vários fatores contribuíram para a criação e surgimento do que chamaremos de “Indústria da celebridade”. O culto a celebridades não começou no século XX, entretanto foi a partir daí que se estabeleceu uma relação com a indústria de comunicação (Rádios, revistas, jornais, televisão). No mundo atual, quando se aparece nos meios de comunicação o individuo tem a garantia da fama e passa a “existir” para o mundo. Seguindo essa lógica, tudo o que está relacionado a essas celebridades passa a ser socialmente relevante e essencial para alguns.
A indústria da celebridade está cada vez mais consolidada, o que é sem duvida nenhuma fonte de renda inesgotável para os meios comunicação, uma celebridade também leva consigo, diretamente ou indiretamente criação de significados, valores sociais, definições de identidade e gêneros.
Os meios de comunicação usam as celebridades como publicidade, jornalismo e entretenimento para alimentar a devoção de milhares por astros do rock, atores e cantores de Hollywood, cantores e grupos da musica POP; de pessoas que compram e consomem qualquer informação, detalhe e noticia envolvendo-as. Existem inúmeros programas televisivos com a intenção apenas de promover a vida das celebridades, tornando-as cada vez mais relevantes socialmente.
Podemos tomar como exemplo alguns acontecimentos, programas televisivos, sites na internet, colunas sociais, dentre outros meios de comunicação que propagam as celebridades:
Bling Ring
Recentemente “Bling Ring” foi lançado como filme e livro, que aborda o tema de uma historia real da audaciosa “Gangue de Hollywood”. Obcecados por celebridades, um grupo de adolescentes ricos de Los