a arte de acampar
Acampar é uma atividade antiga, praticada há anos pela humanidade, podendo ser realizada de diversas maneiras e em diferentes locais, segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, acampar, significa: estabelecer, instalar em um campo, Instalar-se de maneira provisória (na praia, no campo). Logo, o acampar deve ter diversos objetivos e fins, o qual irá depender do planejamento.
Na arte de acampar podemos destacar diversos valores repassados as crianças, por exemplo: a sociabilidade, a amizade, o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, respeito aos pais, respeito à natureza, fuga do dia a dia, entre outros. Vale ressaltar que durante o acampamento devemos manter espiritualmente sadia.
Mais, antes de pegarmos as mochilas, equipamentos partimos em direção ao acampamento devemos tomar algumas precauções, como: verificar as condições climáticas, a estação do ano, a área que esse acampamento será montado, verificar as fontes de água, deve-se fazer um prévio reconhecimento do local a ser instalado o acampamento. E, quanto à mochila, deverá ser de aproximadamente 35 kg, com roupas adequadas para a estação do ano, observado que não se podem levar muitas roupas, deve-se está sempre atento ao peso da mochila.
Para um inicio de acampamento devemos ser organizados, tanto a equipe de instrutores, colaboradores, quanto os membros e participantes, deve-se fazer um levantamento do material necessário, do equipamento, incluindo nesse item, barraca, canivetes, e outros, deve-se lembrar da alimentação, e fazer a estimativas para os dias de duração do acampamento, e as 3 (três) refeições diárias: desjejum, almoço e jantar.
Durante o acampamento barracas e fogueira armadas, vamos à excursão, trilha para todo lado, mas caso alguém se perda, deve-se ter em mente, as 8 (oito) coisas que se deve fazer, vamos lá: é só pegar a cola chamada PASOCOLA, que significa: Parar, Acalmar-se, Sentar, Orar, Comer, Orientar-se, Lembrar e Andar.
Bem,