ordinary people and the media
2º Semestre
1 – Estrutura do Trabalho
Sinopse do texto
No texto “Ordinary People: Celebrity, tabloid culture and the function of the media”, o autor começa por abordar o aparecimento de um novo tipo de celebridades, as “celebridades comuns” ou ordinary celebrities.
O autor apresenta pontos de vistas diferentes sobre o que entende que pode contribuir ou travar este fenómeno, mostrando também a evolução que se tem verificado a nível da indústria dos media, e a forma como contribui para a produção em massa deste novo tipo de celebridades.
É ainda feita referência à democratização dos media como um possível factor que potencia esta situação.
........
O conceito tabloide foi generalizado por pessoas que criticavam a crescente cultura popular que cada vez mais era notória nos media atuais. O termo começou a ter uma conotação negativa, isto coincidiu com o declínio dos valores tradicionais e pelo aumento da comercialização na sociedade moderna. Este movimento teve tanta adesão pelo público que mesmo a agenda política tem algumas reservas em criticar abertamente o movimento pois pode afectar e ofender uma grande parte dos eleitores. Para além do mais é algo fluído que nos rodeia constantemente e é difícil apontar uma causa singular. Na verdade a sua dimensão é tão alargada que engloba uma série de plataformas, como a televisão, rádio, redes sociais, internet entre muitas outras.
Contudo esta categoria tem vindo cada vez mais a ter um peso maior na nossa sociedade de tal maneira que tornou-se necessário discutir e analisar as consequências que este fenómeno teve e ainda tem para a formação da nossa cultura atual.
Atualmente este fenómeno faz com que as noticias atuais concentrem-se cada vez menos em assuntos, outrora muito importantes como política e informação, para cada vez mais fomentarem e promoverem notícias escandalosas e insólitas. As notícias informativas dão lugar para uma