Induçao
INDUTORES
LEI DE FARADAY
O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto por Michael Faraday no ano de 1831. Os estudos e as experiências por ele realizadas revelaram que a força eletromotriz induzida, surge sempre quando ocorre variação do fluxo magnético no condutor ou circuito.
Surge então a Lei de Faraday da indução eletromagnética que é escrita da seguinte forma: forma:
TENSÃO NA BOBINA
LEI DE LENZ
O físico russo Heinrich Lenz publicou em 1834, um trabalho que veio complementar a Lei de Faraday. A Lei de Lenz como passou a ficar conhecida,estabeleceu de forma universal o sentido da fem induzida.
Princípio da Conservação de Energia
Esta simulação mostra a indução de correntes elétricas devido a fluxo magnético variáveis no tempo. tempo.
Enunciado da Lei de Lenz: Lenz: ³Uma variação de fluxo gera uma fem induzida num condutor com o qual se concatena, cujo sentido é tal que a corrente induzida cria um fluxo que tende a anular a variação do fluxo indutor´.
Consequentemente, o fenômeno da indução magnética deve ser expresso, matematicamente, pelo sinal (-) na equação de (Faraday. Faraday.
Caso o condutor seja enrolado sob a forma de uma bobina de N espiras, tem-se:
INDUTOR
É um elemento de circuito de dois terminais que se opõe a qualquer alteração na corrente elétrica. É composto de um condutor em espiral enrolado em um núcleo de suporte cujo material pode ser magnético ou não-magnético. O indutor mais comum é uma bobina feita de fio enrolado.
INDUTÂNCIA
A característica de um circuito elétrico que se opõe a mudanças na corrente. A reação (oposição) é causada pela criação ou destruição de um campo magnético. Quando a corrente começa a fluir, linhas magnéticas de força são criadas. Essas linhas de força cortam o condutor induzindo uma força eletromotriz contrária em direção oposta à corrente.
A unidade da indutância elétrica é o