indução
Cabe assinalar que a filosofia começou com essa pergunta. Era a pergunta de Sócrates. Por exemplo, o que é a justiça? Sócrates criou o que entendemos hoje por definição. Passados no entanto 2500 anos, a fenomenologia verifica que a definição no sentido socrático-lógico não é suficiente, pois se baseia num conteúdo intuitivo prévio, que precisa ser descrito tal como se apresenta, antes que se possa formalizar o esquema verbal que o define.
A definição no sentido socrático - gênero próximo e diferença específica - delimita uma intuição prévia, marcando seus limites no quadro geral da classificação dos gêneros e espécies, mas não descreve plenamente o conteúdo da intuição pelo qual o conhecemos. http://br.answers.yahoo.com/question/ind... Indução:
1- "Aquele homem manca ao andar, mas ao entrar no recinto não pediu para sentar na cadeira que estava na sua frente. então é provável que o mancar seja parcialmente psicológico."
2- "Aquele homem tinha um aperto de mão muito delicado, porem tem pulsos muito inflexíveis. a maioria dos cirurgiões tem pulsos inflexíveis e dedos delicados. então é provável que aquele homem seja um cirurgião."
3- "Aquela mulher aperta as teclas do seu celular com a mão esquerda. a maioria das pessoas que aperta as teclas do seu celular com a mão esquerda são canhotas. então é provável que essa mulher seja canhota."
4- "As orelhas daquele homem são um pouco achatadas e espessas. a maioria das pessoas que tem suas orelhas com uma aparência tão pelicular lutou box na juventude. então é provável que aquele homem saiba lutar box."
5- "Aquele homem tem seu cabelo arrumado, usa um terno