Indução
Lei de indução de Faraday Uma força eletromotriz é induzida em uma espira quando o número de linhas de campo magnético que atravessa a espira varia. O número de linhas que atravessa a espira não importa, o que importa é a taxa de variação. Cessando a variação de campo, a corrente induzida e a força eletromotriz induzida desaparecem. Para ser possível aplicar a lei de Faraday, é preciso saber como quantificar o campo magnético que atravessa uma espira. A força eletromotriz ε se opõem a variação do fluxo , de modo que, matematicamente, a lei de Faraday pode ser escrita na forma: (Lei de Faraday para bobina de N espiras) 1 Pode-se mudar o fluxo que atravessa uma espira das seguintes formas:
Mudando o modulo de B.
Mudando a área total da bobina ou a parte da área atravessada pelo campo magnético.
Mudando o ângulo entre B e o plano da bobina.
Lei de Lenz Utilizada para determinar o sentido da corrente induzida. A corrente induzida (que tem o mesmo sentido da força eletromotriz induzida) em uma espira tem um sentido tal que o campo magnético produzido pela corrente se opõe ao campo magnético que induz a corrente.
Indutores e Indutância Indutância é a capacidade de uma bobina de N espiras criar um fluxo magnético com determinada corrente (i) que a percorre, medida em Henri (H). Um indutor é usado para produzir um campo magnético com propriedades desejadas, análogo ao capacitor para produzir campo elétrico. O tipo mais comum de indutor é solenoide longo. Se as espiras (N) do indutor conduzem uma corrente i, a corrente gera um fluxo no centro do indutor, a indutância é definida como: (Definição de indutância)