Industrialização e agropecuária
Aluno: José Aroldo Pereira Da Silva Júnior
Curso: Mecatrônica III
Professor: Bruno
Introdução
Neste trabalho serão abordados os temas relacionados à industrialização, e a agropecuária no país, apresentando algumas das características de concentração e desconcentração industrial bem como os principais aspectos da agropecuária do país.
Industrialização brasileira
Industrialização no Brasil: Mesmo depois dos primeiros vestígios da industrialização global terem surgido por volta do século XVIII na Inglaterra. Somente no século XX seria realizada a verdadeira revolução industrial no Brasil, antes disso já haviam sido desenvolvidas algumas atividades por volta de 1822, porém sem efeitos realmente expressivos.
Como principais incentivos desse processo de revolução industrial no século XX tivemos a Revolução de trinta que serviu para por fim a era da oligarquia agrária iniciando assim a Era Vargas, e a crise de 1929 que afetou seriamente a produção e exportação de café, esta que era até então a principal fonte de economia brasileira. Ao tempo que a produção de café entrou em crise, boa parte da parcela do capital cafeeiro foi investida nas atividades fabris.
Alem disso outros fatores que também contribuíram para o processo de industrialização do Brasil, foram:
O êxodo rural que favoreceu o crescimento da população urbana, o capital acumulado disponível, e a Segunda Guerra Mundial que de certa forma favoreceu a produção industrializada para atender ao mercado interno.
Portanto entre 1930 e 1960, completou-se a etapa de industrialização brasileira, através de eventos como a vinda de montadoras e varias outras indústrias de eletroeletrônicos e de alimentos. E também através do processo conhecido como substituição de importações voltadas para o abastecimento interno com base na união de capitais estatais e