Artigo_Cadeias
4691 palavras
19 páginas
CONTEXTUALIZAÇÃO DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL BRASILEIROAutor: Jackson Eduardo Gonçalves (*)
Endereço para correspondência: Rua Juca Escrivão, nº 60, Centro, Campo Belo-MG,
CEP: 37270-000
E-mail: jedgoncalves@ig.com.br
Grupo de pesquisa: 2
Forma de apresentação: Pôster
(*) Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras/MG. Mestre em
Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Professor e Coordenador do curso de
Administração de Empresas e Administração Agroindustrial da Faculdade de Administração de Campo Belo/MG.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL BRASILEIRO
Resumo
Este trabalho se situa no âmbito dos estudos de estruturas econômicas baseados na ótica dos complexos agroindustriais. Para que o conceito de complexo agroindustrial seja melhor compreendido, convém oferecer alguns dados que expressam, entre outros, principalmente a evolução da produção e dos investimentos do complexo, numa economia desenvolvida. A linha teórica que norteou este trabalho é a nova configuração do setor agroindustrial brasileiro, dado o surgimento dos complexos agroindustriais. A conceituação fez-se de maneira necessária como forma de entendimento como nova face da agricultura.
Palavras-Chave: Complexo agroindustrial, Agroindústria, Agricultura.
INTRODUÇÃO
Este trabalho se situa no âmbito dos estudos de estruturas econômicas baseados na ótica dos complexos agroindustriais (CAI’s). A definição de complexo agroindustrial pode ser feita considerando-o como “conjunto de todas as operações que englobam a produção e distribuição dos insumos rurais, as operações em nível de exploração rural; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e de seus subprodutos”.
O objetivo deste trabalho é contribuir na linha teórica, mostrando uma visão de conjunto, baseada numa análise do desempenho da agricultura nas últimas décadas, tendo em vista, especialmente, uma avaliação do impacto da formação dos CAI’s. Procurou-se ao longo do texto trabalhar