Industrialização do brasil
1. Leia o texto e observe a tirinha com atenção.
”Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem – se 3 ou 4 operações diferentes.”
(ESPAÇO DA TIRINHA)
* Qual é o fenômeno mostrado no texto e no quadrinho? Quais são as consequências desse fenômeno para o trabalhador?
R: O fenômeno mostrado é o de “Alienação no Trabalho”. A consequência é que o trabalhador não tinha mais conhecimento de todas as etapas do processo produtivo, fato que anteriormente era contrário, pois o processo era artesanal.
2. Por que se afirma que a industrialização brasileira foi tardia, dependente e substitutiva?
R: Tardia porque foi pós Revolução Industrial Inglesa e pós - industrialização de diversos outros países. As crises econômicas que atingiram os países industrializados (durante a primeira Guerra Mundial, 1914 – 1918, e, depois, a Crise de 1929) provocaram queda nas exportações do café brasileiro, além de restringirem as importações de bens manufaturados. A restrição das importações de bens manufaturados forçou o Brasil a ter de substituir esses produtos, que até então eram adquiridos dos países industrializados, o que caracterizou a indústria brasileira como substitutiva. Outro fator importante foi à necessidade de o Brasil importar quase todo o maquinário e os equipamentos dos países ricos para poder se industrializar, caracterizando nosso processo industrial como dependente.
3. Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto a seguir destaca essa situação. Leia – o com atenção e, depois, responda às questões. Nas fábricas da Toyota, no Japão, um quarto dos operários de montagem foi substituído por robôs. Na Citroën, em Aulnay – sous