Umidade
UMIDADE
A Umidade vem a ser o estado do que é úmido.
A umidade se apresenta como um Risco Físico, sendo este gerado pelas diversas formas de energia a que possa estar exposto os trabalhadores.
Em caso de trabalho em locais muito úmidos, deve ser utilizado proteção contínua devido aos grandes riscos que traz a saúde.
Nesse caso é preciso utilizar roupas impermeáveis, com proteção à umidade, pois o risco e a contaminação por bactérias e fungos são constantes.
O tempo de trabalho em tais condições deve ser bastante limitado, com utilização de máscaras do tipo Bico de Pato, utilizado para manipular micro-organismos transmissíveis por via aérea, como Fungos.
Temos ainda a Umidade do ar, sendo esta a quantidade de vapor d’água presente no ar atmosférico. Esta quantidade pode ser medida em números absolutos (g/m³) ou de forma relativa ao seu ponto de saturação (%).
Embora seja medida apenas com o uso de aparelhos, como o Higrômetro, a umidade pode ser evidenciada com a incidência de neblina e nevoeiros.
Ao lado da temperatura, temos a Umidade Relativa do Ar que vem a ser a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal) e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. O valor da umidade relativa varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas) de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada em porcentagem. Em outras palavras pode se dizer que Umidade Relativa do Ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a