Industria automobilística - brasil
Introdução
O objetivo deste relatório será abordar o setor automobilístico durante o período de 2003 a 2011, procurando demonstrar as causas de sua expansão nas últimas décadas. A partir de dados coletados, mostraremos as possíveis causas do crescimento significativo da demanda interna por veículos e como a oferta nacional e estrangeira reagiram perante o “boom” do setor automotivo. Além disso, procuraremos enfatizar as principais consequências da crise financeira para o setor automobilístico brasileiro, ressaltando as quedas nas exportações e, principalmente, a retração dos níveis de investimentos do setor. Ressaltaremos também, num segundo momento, algumas das decisões tomadas pelo conjunto do setor automotivo quando condições internas desfavoráveis vieram a ocorrer no período de 2009 a 2011, como a concessão de férias coletivas que ocorreram até mesmo no ano de 2012. Também em cima dessas questões, apresentaremos as medidas que foram adotadas pelo governo perante esses e outros acontecimentos que interferiram no desenvolvimento do setor durante o período analisado.
Além disso, com base nas atuais mudanças ocorridas no setor, o relatório analisará as medidas tomadas pelo governo federal a fim de estimular a indústria automobilística doméstica no final de 2011 e ao longo de 2012. Para tal fim, analisaremos os planos do governo para incentivo econômico conjuntural e, posteriormente, suas implicações para a economia doméstica.
Metodologia de trabalho
Para atingirmos os objetivos estipulados na introdução, o trabalho será subdividido em 3 partes: na primeira parte, o objetivo é delinear, a partir de uma breve análise geral, o tamanho do setor automobilístico e sua importância. Para tanto, apresentaremos dos dados relativos à representatividade econômica, quantidade de empregados, tamanho da produção e distribuição das