Planejamento estratégico
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina dePlanejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Maceió
19 de maio de 2013
Introdução:
Planejamento estratégico é a atividade de projetar por um longo período de tempo e envolve toda a organização. Pensar na empresa de forma contínua exige a construção de cenários, bem como está alerta para ameaças, oportunidades, forças e fraquezas do ambiente externo e interno. É necessário traçar objetivos e estratégias que estejam comprometidos com a missão e visão da empresa. Tão importante como a elaboração do planejamento é a fase de controle, acompanhamento, monitoração e revisão.
Desenvolvimento:
1 - A NATURA mostra a linha de pensamento voltada para a visão e missão expressada pela empresa, pois dentro do papel proposto de EXPRESSÃO MUNDIAL como seu foco na visão e a criação e comercialização dos produtos, promovendo o bem estar/estar bem, no contexto sócio ambiental, envolvendo assim o cliente e a natureza, promovendo a sustentabilidade, em sua missão.
2 - Identificamos como Estratégia Genérica de Enfoque da Diferenciação, trazendo inovações em seus produtos, considerados únicos pelos clientes, e a determinado público.
3 - Nas forças competitivas, Entrantes Potenciais a NATURA tem ameaças de novos concorrentes, como e qualquer empresa possui, diante da força da marca esta ameaça não é forte, tendo em vista a grande barreira hoje existente. Na Rivalidade Entre Empresas Existentes, consideramos a AVON como sua maior concorrente, hoje também com líder de mercado, tendo a NATURA a vice liderança. Ambas investem no mesmo Marketing agressivo, lançamentos sucessivos de novos produtos, tendo como diferença o público alvo e o custo dos produtos. Nas demais como Nívea, L´Oreal e O Boticário, atuam de forma menos agressiva, porém O Boticário é o competidor mais próximo, contudo representa o sistema de franquia, ambas tem