Engenharia
Demodulaçãoconsiste em trasladar o sinal de banda passante para a banda básica.
DEMODULAÇÃO AM/ASK
A demodulação AM consiste em se detectar a envoltória da portadora, onde se encontra a informação. Para um sinal AM-DSB, este processo resulta no traslado para a origem do espectro do sinal centrado na freqüência da portadora.
[pic] a) (b)
Fig. 1 a) Espectro de um sinal modulado em AM e b) Espectro demodulado. Os detectores (ou demoduladores) AM podem ser classificados como detectores de envoltória (pico) ou de média.
DETECTOR DE ENVOLTÓRIA
O mais simples demodulador AM é conhecido como detector de envoltória. A detecção de envoltória consiste em passar o sinal modulado [pic]por um dispositivo não-linear, seguido de uma filtragem para eliminar as altas freqüências. O circuito não linear mais comumente utilizado é o diodo e o filtro pode ser formado pelo conjunto resistor-capacitor.
[pic]
Fig. 2 Detector de Envoltória.
Suponha inicialmente que o circuito da Figura 2 não contenha o capacitor C e a resistência do diodo seja desprezível quando comparada com R. Desta forma, o circuito se comporta como um retificador de meia onda. Colocando-se o capacitor C em paralelo com o resistor R, ele irá se carregar durante o semiciclo positivo da portadora e se descarregar no intervalo entre os picos positivos, segundo uma constante de tempo RC, conforme mostrado na Figura 3. Obviamente, se o diodo da Figura 2 estiver invertido, apenas os ciclos negativos seriam detectados, e a Figura 3 conteria apenas sinais negativos.
[pic]
Fig. 3 Saída do Detector de Envoltória.
A escolha do valor de RC é de fundamental importância no detector de envoltória. Se o valor de RC for muito menor que o período da portadora ([pic]), o capacitor se descarregará rapidamente quando a portadora cai abaixo do seu valor de pico, o que fará