Indisciplina na Educação Física Escolar
INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Escola Superior de Educação Física de
Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura Plena em
Educação Física.
Orientadores:
Flávio Pereira
Maria Helena Klee Oehlschlaeger
PELOTAS
2008
REVISADO EM NOVEMBRO DE 2010
INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INDISCIPLINE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
Fábio Ribeiro Dias. fabiodiasef@gmail.com Escola Superior de Educação Física / UFPEL, 2008.
RESUMO: O presente artigo se baseia em uma breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, em conversas e aulas da Escola Superior de Educação Física de Pelotas e na própria experiência do autor ao dar aulas em um colégio público, a Escola de Ensino Fundamental Santo Antônio, para uma turma de sexta série. Este trabalho aborda algumas questões, como o que é disciplina e sua importância, particularmente em sala de aula; a relação entre o professor e os alunos; o comportamento do docente e a realidade dos estudantes, tanto na escola quanto fora dela; e a origem da indisciplina. Discute-se sobre como o professor deve lidar com a indisciplina e impor sua autoridade da forma correta e discorre sobre as tentativas do autor e seu companheiro de estágio em lidar com essas questões na prática.
PALAVRAS-CHAVE: Autoridade, disciplina, indisciplina.
ABSTRACT: This article is based on a brief literature search on the topic, in conversations and lectures of the School of Physical Education of Pelotas and the author's own teaching experience in a public school, the Elementary School San Antonio, for a sixth-grade class.
This paper addresses some issues, like what are discipline and its importance, particularly in the classroom, the relationship between teacher and students, the teacher's behavior and the reality of students, both at school and outside it, and the source of indiscipline. It discusses how teachers should deal with