Educação fisica - reflexões sobre indisciplina escolar
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
“EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR SOB ÓTICA DE PROFISSIONAIS E ALUNOS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL I”
Jean Fabiano Marcato Lamana
BAURU 2013
Jean Fabiano Marcato Lamana
“EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR SOB ÓTICA DE PROFISSIONAIS E ALUNOS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL I”
BAURU
2013
Resumo
Na escola contemporânea tornou-se comum, parte do cotidiano, condutas adjetivadas de indisciplinares pelos indivíduos que compõe esta instituição. Este trabalho objetiva-se em analisar como a Educação Física intervém na Indisciplina escolar através da ótica de um grupo de profissionais e alunos atuantes no Ensino Fundamental I. Indisciplina definida como desobediência, desordem, bagunça ato contrário a regras estabelecidas, dentre outros conceitos, através disto discutiremos o que leva o aluno a praticar tais atos, como o ambiente escolar através de sua estrutura pode erradicar ou diminuir tais índices, para melhora do sistema educacional. Entendendo tais origens podemos repensar práticas pedagógicas, pois os professores são os encarregados diretos de modificar a atual realidade da educação. Dentre este contexto a Educação Física é uma ferramenta que proporciona trabalhar mais do que apenas a motricidade do aluno, contando com seus aspectos psicológicos e sociais de formação do aluno como individuo, lhes transmitindo regras, disciplina e conceitos de convívio em grupo e cidadania através de seu conteúdo. Portanto trabalhar Educação Física como aliada ao combate da indisciplina dentro do contexto escolar, e este atual trabalho vem para entendermos qual é a visão dos agentes atuantes no Ensino Fundamental I, assim como dos alunos tem para com a Educação Física, para podermos comparar tais dados e compreender este