Indios
Com uma alimentação saudável , extraindo produtos da terra e alimentos retirados da natureza, estes alimentos naturais, ricos em vitaminas, sais e nutrientes. Não consomem, ou pelo menos não consumiam produtos industrializados, ficando salvos de ingredientes nocivos e artificiais encontrados na indústria alimentícia. Realizam a caça e a pesca praticando atividade física, eles realmente tem uma vida saudável. Para eles não existem doenças que estamos acostumados a ouvir nas grandes cidades como: depressão, obesidade, pressão alta e outros. Isso é notado quando observamos a aparência dos indígenas.
Os pratos típicos dos povos indígenas mais conhecidos são: Tapioca, pirão, pipoca, beiju.
Medicina
Nas aldeias indígenas de uma forma geral o tratamento e cura de doenças é feita pelos curandeiros ou pajés que possui práticas mágicas. As crenças indígenas são baseadas nos poderes espirituais que também podem ser utilizados como cura ou também para causar doenças. Cada grupo indígena tem o seu processo de cura. Por exemplo, os xamãs como foi explicado no tópico “O mundo espititual indígena ”, eles são uma espécie de médico-pajé que entram em estado de êxtase (a alma sai do corpo e e percorre vários lugares). Os Yanomami, por exemplo, nos rituais de cura, o xamã cheira um pó alucinógeno no qual abre a floresta para os “Xapori”, os assistentes que auxiliam nos rituais. Para entender a medicina indígena é necessário entender os mitos e rituais que cercam um povo.
Assim, para que haja a cura da doença, a crença deve vir: * Da pessoa; * Do curandeiro; * Da sociedade. Isso não acontece somente na medicina indígena, mas nas outras sempre deve-se ter a cooperação do indivíduo para que a doença possa ser curada. Uma cura mágica proveniente da fé. Além disso, as ervas medicinais não são excluídas pelos pajés ou xamãs, elas possuem princípios ativos que são um ótimo remédio para a cura de doenças.
Alta qualidade de vida A