Indios Segundo Brasileiros Trabalho
Após ler e analisar os artigos “Que pensa o brasileiro sobre os índios?” de Júlio Canuto e “Um olhar atualizado sobre os povos indígenas” de Héber Negrão desenvolvi as considerações que seguem.
Em nossa sociedade atual temos o habito de julgar outras culturas com base no que presenciamos em nosso dia a dia, no caso dos povos indígenas brasileiros o preconceito é grande. Mas se analisarmos podemos perceber que o mundo mudou, e junto com o mundo as culturas passaram por mudanças.
Desde a chegada dos portugueses ao Brasil os índios passaram a ser caracterizado por “selvagens”. Isso se deve ao fato do conflito entre costumes e conhecimentos. Ainda hoje o índio é conhecido como “selvagem”, adjetivo eternizado nos livros didático, o que muitas vezes influencia no preconceito da sociedade, pois está presente na educação dos jovens.
Já parou pra pensar que os índios também podem se adaptar? É comum ouvirmos que os índios nasceram pra viver no mato, pelados e sobreviver de caça, mas o que as pessoas não entendem é que o mundo passou por mudanças. Nós mudamos. Por que os índios não podem ter se adaptado?!
Hoje quando vemos um índio vestido como nós, usando vestimentas “comuns”, diante da visão da sociedade atual, o julgamos como “não índio” pois deixou suas características “selvagens” de lado. Quando vemos índios em Câmaras ou em reuniões, reclamando seus direitos, os chamamos de oportunistas.
Quando usamos a expressão “selvagens” logo relacionamos a “não civilizados”, mas precisamos entender que ser civilizado não significa viver em uma cidade grande ou algo do gênero. Civilizado significa que um povo consegue viver em harmonia com seu grupo, em seu contexto social, e neste quesito muitas vezes somos nós, os “cultos”, os não civilizados...
Ao meu ver, os índios devem passar a ser avaliados de forma diferente: assim como nós, eles tem direitos, eles podem e devem se defender! Devemos dar espaço a