ACNE VULGAR
ACNE VULGAR
CLAUDIA ANTUNES
CRISTIANE FERREIRA
CRISTINA MOULIN
ACNE VULGAR
INTRODUÇÂO:
A Acne Vulgar é a doença cutânea mais frequente, afetando 85 a 100% da população em algum momento da vida do individuo.
É caracterizada por lesões que resultam da ação dos hormônios sobre as glândulas sebáceas da pele, afetando áreas com maior densidade de folículos sebáceos.
É uma doença crônica do folículo pilossebáceo (conjunto do pêlo e da glândula sebácea), cuja fisiopatologia é complexa e não to talmente compreendida.
Envolve quatro fatores fisiopatológicos primários:
• Hiperplasia das glândulas sebáceas e produção excessiva de sebo; ACNE VULGAR
•
Hiperqueratinização folicular (entupimento dos poros por pele morta); • Colonização do folículo pela bactéria Propionibacterium Acnes
(P.Acnes);
• A produção subsequente de ácidos graxos livres no folículo (al terações das células do folículo causando inflamação e a res posta imunológica).
Não sendo uma patologia considerada grave e não esteja asso ciada à situações de morbidade severa, incapacidade fisica ou mortalidade, tem significativas repercussões físicas (cicatrizes inestéticas), psicológicas (baixa autoestima, inibição social, de pressão, ansiedade) e sociais (desemprego), confere à acne uma situação bastante singular.
ACNE VULGAR
Embora há mais de 50 anos se estude a influência da dieta ali mentar sobre os distúrbios da acne, com controvérsias de muitos estudiosos, somente nos últimos 37 anos os estudos sobre a influência da dieta na patogênese da acne (como a doença se apresenta e como evoluirá) confirma os indícios de que a alimenta ção, de fato, pode influenciar o quadro dessa dermatose. As obser vações clínicas não apontam alguma preferência racial, mas sabese que é menos comum entre os orientais e negros.
DEFINIÇÃO:
A Acne Vulgar é a forma mais comum de acne ( Acne Vulgaris ).
É uma dermatose que provoca o surgimento de comedões, pápu las, pústulas, nódulos , cistos e abcessos.
ACNE VULGAR
A