acne vulgar
A acne é uma doença de pele, causado por vários fatores; alimentação, medicamentos, fatores hormonais, e mal uso de maquiagens.
Não está relacionado somente em adolescente, mas também na fase adulta do ser humano.
Boa alimentação, higiene bem feita, pode ajudar a combater essa doença, em outros casos há a necessidade de medicamentos e intervenção medica e estética.
2 DESENVOLVIMENTO
A acne é uma dermatose da pele, que causa espinhas, cistos e cravos, ocorre quando os orifícios minúsculos da superfície da pele, os poros, ficam obstruídos. É uma doença dermatológica bastante associada à produção dos hormônios sexuais masculinos, ela afeta as glândulas pilos sebáceas que passam a produzir em maior quantidade secreções de gordura, não conseguindo ultrapassar a aberturas do poro formando os comedões. O acumulo dessas substancias favorece a infecções por bactérias.
A acne tem sua maior freqüência na adolescência, mas também ocorre em qualquer idade, até mesmo em bebês.
As alterações hormonais é uma das grandes causas de acne, mas também podem ser por uso de produtos oleosos, cosméticos para cabelos, por medicamentos, níveis altos de umidade e suor, má alimentação e uso continuo de produtos industrializados, e ricos em açúcar refinado pode contribuir para o aparecimento das acnes. E geneticamente pode atingir varias pessoas da mesma família.
De acordo com os diferentes tipos e gravidade das lesões, a acne vulgar pode ser classificada em:
Acne grau I (comedônica): comedões abertos e fechados sem sinais inflamatórios;
Acne grau II (pápulo-pustulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus; Acne grau III (nódulo-cística): aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
Acne grau IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes. Essa forma da doença pode conferir ao portador aspecto desfigurante;
Acne grau V (fulminans): forma rara