Caso clínico de Acne Vulgar
VINTE ANOS, SEXO MASCULINO
A acne (cravos e espinhas) manifesta-se devido a um aumento de secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem a comedões abertos (que são os cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o
Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Os fatores que predispõem a acne podem ser genético, hormonal, de hiperprodução sebácea, hiperqueratinização
folicular
e
aumento
da
colonização
de
Propionibacterium acnes no ducto glandular. É uma doença menos frequente em orientais e negros, mas pode ocorrer em todas as raças.
De acordo com o Dr. Roberto Azambuja (Dermatologista), uma pesquisa levada a efeito em Berlim, publicada em maio de 2002, foi descoberto que as glândulas sebáceas da pele possuem receptores para neuropeptídios e são acionadas por uma via equivalente à do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal. O hormônio de liberação da corticotropina, um mediador segregado pelo hipotálamo e acionado especialmente em situações de estresse, é biologicamente ativo nas células sebáceas e induz um aumento na síntese dos lipídeos sebáceos. Esta é uma etapa preliminar na formação da lesão básica da acne, o comedão (cravo).
Apesar de a acne ser um quadro clinico de aparecimento comum e regular em certa idade, desencadeado pela presença do hormônio sexual masculino, a influencia do psiquismo se faz sentir em certas condições e efetivamente modifica seu aspecto.
Dados do trabalho publicado no jornal da Academia Americana de Medicina e mais de 47.000 participantes do estudo de Harvad’s Nurses Healthy Study (NHS) embasam a ligação entre a ingestão de produtos derivados do leite e a Acne. Tais estudos indicam a necessidade de atenção á dieta como parte essencial da causa e