Indigenas no brasil
Segundo alguns historiadores, antes da chegada dos portugueses apenas em território Brasileiro habitavam aproximadamente 5 milhões de nativos. Eles estavam divididos em tribos com suas línguas e culturas, quais eram: Tupi-Guarani, Tupaias, Aruaques e Caraíbas.
Atualmente calcula-se menos de 400 mil índios, que estão em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. Atualmente essas tribos não vivem como viviam antes da chegada dos portugueses, pois o contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade Indígena na época da chegada dos portugueses
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, tanto os índios como os portugueses se estranharam. A diferença cultural era muito grande, tanta que os fazia parecer que eram de mundos distintos.
Os indígenas viviam da pesca, da caça e da agricultura de milho, mandioca, batata-doce, feijão e amendoim.
Também domesticavam animais de pequeno porte, tais como porcos do mato e capivaras. Não conheciam cavalos, bois e galinhas. Segundo a carta de Caminha, é relatado que eles se espantaram no primeiro contato com uma galinha.
As tribos indígenas baseavam-se nas regras sociais, políticas e religiosas. O encontro com outras tribos eram nas guerras, casamentos ou alianças contra um inimigo em comum.
Os índios faziam suas ferramentas usando a matéria-prima, mas apenas retirando da natureza o que era necessário para sua sobrevivência. Eles faziam flechas, arcos, lanças, canoas e suas casas (ocas). A palha era usada para fazer cestos, redes e cobertura para as ocas. A cerâmica era usada para fazer panelas, potes e outros utensílios domésticos. Peles de animais eram usadas para fazer roupas ou enfeites para cerimônias das tribos.
(Imagem1 em anexos)
A organização Social Indígena.
Entre os índios, não há diferença de classe social, como na cultura do homem branco. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo