BRASIL INDÍGENA
Sumário
Povos indígenas antes dos Colonizadores 03
A Organização Social Indígena 04
Diversidade Linguistica 05
Relação com a Natureza 06
Contrubuições Culturais 07
O que é ser indio hoje 08
Conclusão 09
Referência Bibliográfica 10
Povos Indígenas Antes dos Colonizadores
Antes da colonização européia na américa, haviam aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos. Estes índios estavam divididos em tribos de acordo com o tronco lingúistico ao qual pertenciam.
-Tupi-Guaranis (região do litoral)
Povo que organizou aldeias que variavam de 500 e 750 habitantes. A presença da aldeia era temporária e era dividido entre seis a dez casas, mas os tamanhos das cabanas variavam de acordo com as necessidades de cada tribo. Para obter sustento, eles desenvolveram a exploração da coleta, caça, pesca e, atividades agrícolas.
-Macro-Jê ou Tapuias (região do planalto central)
Tambem conhecidos pelos índios que não falavam tupi, a tribo tapuia dividiu os índios brasileiros em dois grandes grupos: os tupis (tupinambás), que habitavam o litoral, e os tapuias, que habitavam as regiões mais interiores e que falavam línguas do tronco macro-jê.
-Caraíbas (região da Amazônia)
Deram seu nome ao mar do Caribe. Sua origem estaria no sul das Índias Ocidentais e na costa norte da América do Sul. Embora os homens falassem os idiomas caribes, seus ataques a tribos vizinhas resultaram em revoltas de aruaques (outro povo). No sul do Caribe, coexistiram com um grupo que também falava o idioma caribe, os galibis, que viviam em aldeias distintas em Granada e Tobago, e que se acredita que tenham sido os caribes do continente.
Hoje em dia, estima-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, coupando resevas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. Muitos deles perderam sua identidade