Os indígenas no Brasil
Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios espalhados pelos quatro cantos do Brasil antes da chegada dos povos colonizadores. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, faziam objetos artesanais com elementos naturais, como: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc. Essa população vivia em tribos e tinha na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos, também ele que cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.
A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza. Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.
Contato com os portugueses
O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Embora muitas nações indígenas tenham enfrentado os portugueses através de guerras, ficaram desfavorecidos, pois não tinham armas de fogo como os portugueses. Os que restaram, foram enganados, explorados, escravizados.
Os índios do Brasil na atualidade
A maior parte dos povos indígenas está há muitos anos em contato com segmentos da sociedade brasileira. Outros optaram por permanecerem isolados, abrigados em refúgios naturais, de difícil acesso como regiões montanhosas ou Inter fluxos de rios, ou, ainda, fugindo quando encontram sinais da presença dos brancos. Estima-se que cinquenta e três grupos vivem ainda de forma isolada, longe do contato permanente ou regular com não índios. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) confirmou a existência de apenas 12 desses grupos. Pelo menos 31 deles encontram-se dentro de terras