Indígenas no Brasil
Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios.
O Estado de Rondônia possui uma das mais significativas populações indígenas do país - cerca de 11 mil pessoas, distribuídas em 23 Terras Indígenas que representam um total de 20,82% da área do estado (GTA, 2008), abrigando diversas etnias, como por exemplo os:
Urueu wau wau;
Cintas largas;
Tupari;
Aikanã;
Jabuti.
Uru-Eu-Wau-Wau
-Localização
A área pertencente ao grupo indígena Uru-Eu-Wau-Wau tem extensão de 1.867.117, 80 ha e perímetro de 8.656.153,01 metros. Foi declarada de posse permanente dos índios em 1985 e revogada em 1990 pelo presidente José Sarney. Encontra-se sobreposta ao Parque Nacional de Pacaás Novos, criado em 1979.
A terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau abrange parte da Serra dos Pacaás Novos e da Serra dos Uopianes.
-Costumes
Eles costumam cantar à noite para espantar os inimigos com seus gritos ou lembrar os entes queridos mortos.
Também dançam em suas diversas festas. A festa do milho chama-se Ipuã e outra festa bastante conhecida é o Yreruá. Nesta, os homens tocam taboca, carregando suas flechas, onde os arcos são retesados como se fossem fazer o lançamento das mesmas. As mulheres, em certo momento da festa, dançam agarradas em seus braços. Em certos momentos são dados gritos que tradicionalmente têm uma conotação guerreira.
-Organização social
Como os demais povos, eles estão divididos em grupos de parentesco, cada qual com um chefe, organizados em duas metades: Mutum e Arara.
Antes do contato possuíam grande mobilidade espacial, havendo aldeamentos fixos em determinadas épocas do ano e acampamentos temporários ou tapiris, espalhados por toda área de ocupação. Antes eles habitavam em malocas retangulares, com tetos de duas águas bastante