indigenas na atualidade
- Atualmente existem 274 línguas indígenas no Brasil. Não foram contabilizadas as línguas faladas pelas tribos isoladas, pois não há contato entre elas e os homens brancos.
- Quando os portugueses chegaram ao Brasil em abril de 1500, existiam cerca de 1.300 línguas indígenas faladas por diversas nações e tribos.
- Exemplos de pratos típicos da culinária brasileira, que são de origem indígena são: tapioca, pirão, beiju, pipoca.
- Quando entraram em contato pela primeira vez com os portugueses, em abril de 1500, os indígenas brasileiros estranharam muito o cheiro, provavelmente ruim, dos visitantes. Enquanto os índios se banhavam até mais do que uma vez por dia, os europeus estavam acostumados a ficar vários dias sem tomar banho.
- Os indígenas, neste primeiro contato, também não gostaram da água que os portugueses ofereceram a eles. Os indígenas estavam acostumados a tomar água sempre fresca das fontes. A água que os europeus levavam nas caravelas ficava muito tempo parada e, por isso, deveriam ter um gosto ruim.
- No Brasil, o órgão federal que cuida das políticas indigenistas é a Funai (Fundação Nacional do índio. Fundada em 1967, ela é ligada ao Ministério da Justiça. (população estimada de 35 mil).
- O primeiro deputado federal brasileiro de etnia indígena foi Mario Juruna. Nascido numa aldeia xavante do estado de Mato Grosso, Juruna foi deputado entre os anos de 1983 a 1987).
- De acordo com dados divulgados pelo IBGE em abril de 2013, 36% dos índios brasileiros vivem em cidades.
- De acordo com dados do IBGE, atualmente 17,5% dos índios brasileiros não falam a língua portuguesa.
- O estado brasileiro que concentra a maior quantidade de índios é o Amazonas. E a cidade que tem a maior quantidade de índios é São Gabriel da