Indicações
GEOGRAFIA, CORPO E CIDADE
AZEVEDO, Ana Francisca, PIMENTA, José Ramiro e SARMENTO, João
(org.) 2009. Geografias do corpo: ensaios de geografia cultural. Porto:
Figueirinhas.
Organizada por geógrafos portugueses da Universidade do Minho e da Universidade de Lisboa, esta coletânea reúne textos que avançam em torno de pesquisas recentes sobre a geografia do corpo. Trata-se de um conjunto de discussões liminares no seio das ciências sociais, aproximando a geografia no debate da espacialidade do corpo e da corporeidade do espaço. Os estudos reunidos neste livro abordam a relação corpo e espaço segundo três áreas complementares: poder, representações e práticas.
Segundo os organizadores, há uma centralidade maior do corpo nas geografias que fazemos, apreciando o poder, as representações e as práticas do corpo no emaranhado das modernas espacialidades.
MONGIN, Olivier. 2009. A Condição Urbana: a cidade na era da globalização. São Paulo: Estação Liberdade.
A experiência corporal ou a “configuração” da cidade é um dos tópicos trabalhados nesta obra. A geografia do corpo é explorada a partir do olhar do pensador político francês Olivier Mongin, podendo ser compartilhada pelo ponto de vista geográfico para investigar os problemas criados pelas rupturas do mundo contemporâneo com referência aos elementos distintivos que compõem a experiência da urbe. Mongin leciona atualmente filosofia política na universidade de Lyon II e no Centro Sèvres e é secretário-geral do Sindicato da Imprensa Periódica Cultural e
Científica. O autor discute A Condição Urbana em três partes: “A cidade, um ambiente sob tensão”; “A pós-cidade ou as metamorfoses do urbano”; e
“O imperativo democrático”. Nesta última seção, destacam-se as análises
177
“em busca da experiência urbana”, sobre a capacidade de resistência dos corpos; e das “exigências políticas” em restituir a cidade ou recriar limites.
GILBERT, Paul e LENNON, Kathleen. 2009. O