Indicações Geográficas
“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.” 1
Se após recitar tal canto de Gonçalves Dias informássemos que esse lugar realmente existe e que fica no sul do país, aposto que muitas pessoas teriam a curiosidade de conhecer esse lugar, e se gostassem receitariam a outras pessoas, e essas receitariam a outras, e assim em diante.
Hoje, para permanecer no mercado de vendas de produtos, ou para prestação de serviços é necessário muito mais do que começar, para manter-se o produto ou serviço tem que demonstrar que possui um diferencial, algo que o destaque dos demais. A novidade, muitas vezes, não vem da diferenciação de como fazer, mas onde fazer.
O clima, o solo, a vegetação, a topografia, a fauna, a flora, uma bacia hidrográfica, a descendência estrangeira dos moradores daquela região, os costumes antigos que são mantidos, a cultura do povo daquela região, a indicação de onde vem tal produto o caracteriza de uma forma, que agrega valor a este. Como exemplo: você prefere comprar um calçado produzido em Franca, ou então um sem indicação nenhuma de onde foi produzido? Calçados com a indicação de que foram produzidos em Franca, em São Paulo são os preferidos (IG201012 – Indicação de Procedência – concedida 07/02/2012).
Quando se fala em exportar no nosso país, pensa-se principalmente em Europa e Estados Unidos, e poucos países