Indicadores empresa de café
Pesquisa semestral da produção de café torrado e moído
Realização da Área de Pesquisas da
ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café
Desempenho da Indústria de Café no período de
Novembro de 2004 a Outubro de 2005
O levantamento semestral da produção e consumo de café torrado e moído no Brasil, realizada pela ABIC para o período de 12 meses encerrado em Outubro de 2005, continuou revelando um crescimento significativo quando comparado com os padrões mundiais.
De fato, o levantamento concluiu que os brasileiros já estão consumindo 15,54 milhões de sacas/ano, um crescimento de 3,96% em relação aos 12 meses encerrados em Outubro de 2004 (Tabela 1), enquanto que a média mundial se situa em torno de 1,5% ao ano. Pesquisa junto aos consumidores mostrou que 93% da população brasileira declara que toma café regularmente.
As indústrias de café processaram 15,54 milhões de sacas no período contra 14,95 milhões de sacas no período anterior – Novembro de 2003 a Outubro de 2004. Este acréscimo de 600 mil sacas em apenas um ano, é maior do que o consumo anual de muitos países da América e da África. Com o consumo de 15,54 milhões de sacas, o Brasil representa 13% de todo o consumo mundial de café e 51% do que todos os países produtores do grão consomem em conjunto (cerca de 31 milhões de sacas/ano).
O consumo per capita evoluiu 2,5%, atingindo 4,11 kg de café em pó torrado/moído por habitante.ano, contra 4,01 kg/hab.ano no ano anterior (Gráfico 3 e Tabela 3), o que aproxima ainda mais o consumo brasileiro dos padrões europeus e americano.
A ABIC considera que o consumo per capita ainda pode se elevar continuamente, uma vez que o mercado brasileiro tem suficiente capacidade para assimilar inovações e aprimoramentos no produto, através da contínua melhoria da qualidade.
O levantamento da ABIC considera algumas hipóteses conservadoras, e se baseia quase integralmente no aumento declarado