O PAPEL ESTRATÉGICO DA ÁREA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE
CASO DA EMPRESA BRUNELLI
Marcelo Galdino Costa Júnior
Universidade Federal de Uberlândia
Campus Pontal
Marcus Vinícius de Melo
Oswaldo Carlesso Neto
Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros
Resumo: O artigo trata do papel estratégico da área de produção de uma empresa do setor de torrefação de café. Para enfrentar os desafios da competitividade, faz-se necessário conhecer o mercado de atuação e os fatores internos da empresa. Esses estão fortemente associados à área de produção que desempenha papel fundamental na estratégia empresarial. O objetivo do estudo é analisar as operações de uma empresa, enfatizando o papel estratégico da área de produção e os cinco objetivos de desempenho. A metodologia utilizada é o estudo de caso, cuja coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com gerentes e funcionários da empresa.
Palavras-chave: 1. desempenho, 2. processo de produção, 3. operações
1. INTRODUÇÃO
Para uma empresa ser competitiva, é necessário conhecer o mercado no qual deseja atuar e as condições internas necessárias para enfrentar os desafios da competitividade. A área de produção e operações da empresa tem papel fundamental para que a mesma possa alcançar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Neste trabalho, busca-se analisar as operações de uma empresa, enfatizando o papel estratégico da área de produção e os cinco objetivos de desempenho. Para tanto, utiliza-se do estudo de caso da empresa Brunelli, a título de ilustração, para analisar como a área de produção desempenha o seu papel estratégico.
A metodologia utilizada no trabalho é o estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com o gerente e funcionários da área de produção. Para alcançar o objetivo proposto, procedeu-se, ainda, a uma pesquisa bibliográfica para conhecer os conceitos e aspectos relevantes sobre a área de produção.
O trabalho divide-se em três seções, além desta