Indicadores como apoio à tomada de decisão
UNIVERSIDADE FORTALEZA – UNIFOR
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
EsEs MBA em Gerenciamento de Projetos
Indicadores como apoio à tomada de decisão
Nayana Rangel Araújo Carneiro
Fortaleza - Ceará
2011
Introdução
O mercado a cada dia torna-se mais competitivo, e para as empresas manterem-se é preciso ter alto padrão de qualidade e atender as necessidades dos consumidores. Para obter um resultado positivo, é preciso otimizar os processos e torná-los cada vez mais eficientes. A avaliação em um ambiente de serviços não é possível sem o conhecimento dos processos e mensuração de indicadores de desempenho, já que esta não deve ser feita apenas por aspectos subjetivos. Portanto, é preciso ter um fluxo definido e um controle sobre a execução das atividades. Informações como prazos de atividades, retrabalhos, número de processos executados, número de atividades executadas por cada colaborador, entre outras, são de extrema relevância para os gestores.
As informações resultantes da medição de desempenho são utilizadas para a tomada de decisão, tanto no planejamento quanto na busca de objetivos organizacionais; no controle para o alinhamento das saídas dos processos e das metas da empresa; na identificação de oportunidades de melhoria.
Nesse artigo, abordaremos umas das principais atividades do PMO: como reportar o desempenho de projetos com a geração de indicadores de forma precisa para a alta gerencia empresarial, especificando o que são, como são criados e como devem ser repassados, baseado um estudo de caso de em uma empresa prestadora de serviços.
Project Management Office, PMO, em português significa escritório de gerenciamento de projetos. O PMBok trás a definição de PMO como sendo um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio.