Independência dos EUA
Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva
Secretariado – 7631-2B
Independência dos Estados Unidos
Cuiabá
2012-10-24
Formação dos Estados Unidos
Os EUA, antes da independência, eram formados por 13 colônias na costa atlântica da América do Norte que tinham como metrópole a Inglaterra. Essa região recebeu dois tipos de colonização: as colônias do norte, colonizadas por protestantes europeus, foram colônias de povoamento e as do sul foram colônias de exploração. Enquanto as colônias do norte tinham mão de obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno, as colônias do sul tinham que seguir o Pacto Colonial e lidar com a exploração da Inglaterra e eram baseadas no latifúndio, mão de obra escrava, produção para a exportação para metrópole e monocultura. A liberdade que as colônias do norte possuíam foi extirpada pela Inglaterra após a Guerra dos sete anos.
Por consequência da guerra a economia da Inglaterra encontrava-se abalada e instável. Para reverter esse quadro, indubitavelmente, a metrópole recorreu as suas colônias, aumentando taxas e impostos metropolitanos. Com isso Londres restringiu a liberdade econômica das suas colônias na America do Norte, impondo o pacto colonial. O parlamento inglês então propôs alguns impostos, sendo os mais importantes:- Em 1764: Sugar Act – Lei do açúcar e em 1756: Stamp Act – Lei do Selo. Em 1773 a situação se agravou com a Tea Act- Lei do chá, em Boston, que ficou conhecido como Tea Party Boston – Festa do chá de Boston.
Em virtude desses abusos os colonos do norte, no ano de 1774, promoveram um congresso, que ficou conhecido com 1º Congresso da Filadélfia, para tomarem medidas diante do que acontecia. Contudo o rei inglês George III não aceitou as propostas e adotou mais medidas restritivas, uma delas eram as Leis Intoleráveis.
No entanto, em 1776,