Ind Strias De Alimentos
Perfil:
Quem pensa em seguir carreira em nutrição tem que gostar de trabalhar em equipe, ter comprometimento e interesse em se atualizar.
ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
ATRIBUIÇÕES DO NUTRICIONISTA NA ÁREA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Nas últimas décadas, verificou-se um intenso processo de expansão do número de Cursos de Graduação em Nutrição e de nutricionistas no país2, 3,7, propiciando a ampliação e diversificação do mercado de trabalho. Segundo a Resolução CFN nº 380/20056, o nutricionista encontra espaço para exercer suas atividades em alimentação e nutrição em, basicamente, sete áreas (Alimentação Coletiva ou Institucional; Nutrição Clínica; Nutrição Coletiva; Docência; Nutrição Esportiva; Indústria de Alimentos; e Nutrição e Marketing)6, destacando-se, como área de expansão atualmente, a atuação na indústria de alimentos4,5.
Trata-se de uma área relativamente recente, na qual compete ao nutricionista elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; e proceder a análises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados6. Tais atividades contribuem direta ou indiretamente com a saúde pública, com a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, uma vez que as empresas se baseiam em critérios de qualificação e políticas internas ou governamentais para promover a melhoria nutricional dos produtos alimentícios, bem como programas de educação nutricional 4,5.
Segundo Cassar (2008)4, são quatro as áreas básicas de atuação