OU em Ind strias de Alimentos
OPERAÇÕES
UNITÁRIAS NO
PROCESSAMENTO
DE ALIMENTOS
2010
2
PRINCÍPIOS DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS http://tecalim.vilabol.com.br - AGB / 2010
OBJETIVOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Aumentar o período durante o qual o alimento permanece adequado para o consumo, vida de prateleira. Aumentar a variedade da dieta inclui a modificação da forma do alimento para o consumo ou para permitir outros processamentos. Aumentar a praticidade na preparação doméstica das refeições e a facilidade de consumo em locais distantes inclui pratos prontos.
Fornecer nutrientes necessários para a saúde e incrementar a qualidade nutritiva dos alimentos e gerar lucro para os fabricantes.
DEFINIÇÃO DE ALIMENTO
De acordo com o Código Nacional de Saúde, Decreto-Lei 986/1969, alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer outro adequado, que objetiva fornecer ao organismo humano os elementos normais ao seu processo nutricional. As matérias-primas alimentícias, por sua vez, são materiais de origem vegetal, animal ou outra, comestíveis em estado natural ou transformados, cuja composição química satisfaz às necessidades nutricionais do homem.
ALIMENTOS PROCESSADOS
É todo material alimentício, devidamente acondicionado, que possui uma vida útil acima da alcançada em estado natural, sendo utilizado para isso métodos físicos, químicos e/ou físicoquímicos. Classifica-se em provisória ou permanente, segundo a duração da vida útil. Segundo
CRUESS a vida útil deve ser de dias ou semanas para as conservas provisórias, e de meses ou anos para as conservas permanentes. Um objetivo principal do processamento de alimentos é retardar sua deterioração e prolongar sua vida útil, retendo seus nutrientes por maior período de tempo. Muitos processos (por exemplo, o enlatamento) transformam alimentos perecíveis em produtos que são estáveis, nutritivos e seguros por anos.
O processamento de alimentos em todas as suas várias