Ind Stria Qu Mica Dos Alimentos
A química está presente em nossa alimentação e por esse motivo precisamos estudar e compreender as substâncias que ingerimos todos os dias. Os alimentos industrializados possuem componentes químicos que vão além do que necessitamos para uma boa nutrição, por isso devemos estar atentos quando consumimos certos produtos.
A química maléfica está presente principalmente em dois produtos: adubos e agroquímicos. Os adubos fazem com que os alimentos rendam mais e satisfaçam a necessidade do homem, mas na verdade os alimentos pioraram a sua qualidade, pois, perdem seus nutrientes, carboidratos e proteínas. Já os agroquímicos são mistura ou substancias capazes de deter qualquer praga. Na ação, os agrotóxicos podem contaminar os alimentos e causar a desertificação do solo, na maior parte são tóxicos para o ser humano e além disso contribuem em grande escala para a poluição das águas, quando são arrastados pela chuva até os rios, grande parte desses venenos ficam nos legumes e frutos, penetrando o solo e tecidos vegetais. Que quando ingeridos pelos animais voltam para os produtos alimentares de origem animal.
A química benéfica é que possibilita o crescimento saudável, sem as pestes de insetos que destroem as plantações e culturas, possibilitando ao homem uma alimentação sadia e higiênica. Conservantes Químicos
Os conservantes químicos são aditivos alimentares com o intuito de prolongar a duração de um alimento e mantê-lo consumível, não contendo microrganismos prejudiciais à saúde.
As vantagens de utilizar conservantes químicos: Prolongam a duração dos alimentos e mantém a sua qualidade, impedem danos causados pelo oxigênio, como por exemplo, o BHA (butil hidroxianisol). Outros conservantes inibem o envelhecimento natural e a descoloração que pode ocorrer durante a preparação dos alimentos, como o escurecimento das maçãs, após serem cortadas.
As desvantagens de utilizar conservantes químicos: muitos