Incêndio Classe A
Existem cinco classes distintas para classificar incêndios, são elas: Classe A para papel e madeira, Classe B para líquidos inflamáveis, Classe C para equipamentos elétricos, Classe D para metais combustíveis e Classe K para óleo e gordura.
Classe A, é assim identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.
O incêndio Classe A ocorre em materiais de fácil combustão com propriedade queimarem em sua superfície e profundidade e que deixam resíduos (cinzas).
Pó químico, compostos halogenados e espuma mecânica são agentes extintores aplicáveis à Classe A, porém água é agente extintor específico para esta classe. Extintores portáteis com água pressurizada são próprio para princípios de incêndio classe A; não devem ser utilizados em equipamentos elétricos energizados, pois pode acarretar choque elétrico.
Plano de emergência
Plano de emergência: pontos de acionamento do alarme, telefonde de emergência, alarmes de emergência, Brigada de emergência, ponto de reunião da Brigada e procedimento de evacuação.
Ao se deparar com situações anormais do tipo fogo, vazamento ou acidente com pessoas, telefone para 8800, identifique-se, informe com clareza o local da emergência, o que está ocorrendo e o equipamento envolvido.
O que fazer? Acionar o alarme,
Ao ouvir o alarme de incêndio, mantenha a calma, pare o que estiver fazendo e oriente-se pela sinalização de rota de fuga.
Princípios de incêndio:
Para Extinguir o fogo, você deve eliminar pelo menos um dos elementos que formam o tetraedro do fogo: calor, combustível, comburente e reação em cadeia.
Combustão é a reação química de oxidação, auto-sustentação, que produz calor, fogo, fumaça e gases. Para que haja combustão, são necessários quatro elementos:
Calor - Energia que eleva a temperatura de um material, gerada por um processo físico ou químico.
Combustível - Material que queima alimentando a combustão, propagando o fogo.